sábado, 19 de fevereiro de 2011

UM SONHO DE VERDADE: MEU ÍDOLO DA TV CAIU DO CÉU APAIXONADO POR MIM! E MEU NAMORADO, COMO FICA?


Qual a menina entre 13 e 17 anos que nunca sonhou com o dia em que Fiuk vai sair de dentro da televisão e se declarar para ela? Ou com o dia em que Kaká vai fazer um gol na final da Copa do Mundo e correr pra câmera da Globo, dizendo: “Fulana, meu amor, esse gol foi pra você! Eu te amo!”. O Brasil e o mundo estão cheios de atores, cantores e esportistas que enchem as paredes dos quartos de adolescentes com pôsteres, recortes de revistas e poeminhas. Ah, como seria maravilhoso se aquele príncipe encantado se apaixonasse por mim! Como eu queria que Edgar esquecesse Marcela e viesse me chamar de meu amor! Um sonho, né? Mas nossas paixões por esses astros nos parecem cada dia mais platônicas. Quais são as chances de Robert Pattinson se apaixonar loucamente por uma garota de 16 anos da zona rural de uma cidadezinha do interior de Rondônia? E não é só a distância que impede esse sonho. Existe um mundo de outras garotas tão ou mais apaixonadas do que ela, que sabem mais sobre a vida do ator, têm mais objetos personalizados dele... E nessa certeza de que seus ídolos nunca se apaixonarão por elas, essas adolescentes acabam namorando com um carinha que mora perto mesmo, menos bonito, menos famoso e menos rico; mas que as amam. Mas e se o meu ídolo, por quem eu mato e morro, surge na minha vida do nada, caindo de amores por mim? Vale a pena trocar meu namorado por ele?

Tenho uma amiga que é apaixonada pelo jogador de futebol mexicano Rafa Márquez desde a última copa, em 2010. No último jogo da seleção mexicana, por acaso, foi a primeira vez que ela o viu e ficou encantada. No dia seguinte, já estava procurando na internet fotos, vídeos ou qualquer coisa que tivesse relação com o jogador. Numa das fotos que encontrou, reparou que havia algumas semelhanças na aparência entre ele e um conhecido dela. Foi só o que ela precisou pra se aproximar desse conhecido. Hoje, eles estão namorando. Quando pergunto a ela se o namoro só aconteceu por conta dessas semelhanças, ela responde: “no início, sim. Mas agora, eu amo o meu namorado não pelo que ele parece ser, mas pelo que ele é.”. Pode até ser, mas ela não deixou de amar o tal Rafa Márquez. Outro dia, conversando com ela, toquei no assunto de que esse jogador pode vir jogar a próxima copa no Brasil e brinquei com a possibilidade de ele se apaixonar por ela. Pra quê? Minha amiga ficou paranoica. Me confessou que não saberia o que fazer numa situação dessas.


Que é algo super improvável, todo mundo concorda. Mas impossível, não é. O príncipe William, do Reino Unido, não vai se casar com uma plebeia? Sendo assim, é melhor pensar bem no assunto, pois se acreditarmos que isso nunca vai acontecer e, de fato, acontecer, podemos perder o namorado e o ídolo de uma vez só com a indecisão.


Por isso, é preciso olhar bem os dois lados da balança. Por que eu trocaria meu namorado pelo meu ídolo? Por infinitas razões! Porque ele é mais bonito, mais fofo, mais rico, mais famoso, vai me dar tudo o que eu quiser, vai me amar como amou aquela lá naquela novela, vai me trazer flores todos os dias, vai abrir a porta do carro pra mim, não vai roncar, não vai fazer cocô, vai acordar todas as manhãs lindo, sorridente, com bom-humor e bom hálito; vai ser sempre jovem e lindo... Opa! Peraí! Que viagem é essa? Esse é o meu ídolo ou o Ken, marido da Barbie? As adolescentes se deixam levar pela imagem dos astros e esquecem que eles também são seres humanos, não bonecos de plástico que estão a todo o momento sorrindo. Tenho certeza de que se a garota lá de Rondônia namorasse o vampiro da saga “Crepúsculo”, iria fazer a babaquice de pedir para ser mordida! E falando num inglês ridículo, pra piorar. Fora isso, mesmo que o Kayky Brito me namorasse, ainda iria existir uma legião de fãs, da qual eu participava, que continuaria recebendo muito carinho dele. Não haveria paz. Imagine só! Se ter ciúme de uma ex-namorada já é muito, imagine ter ciúmes de milhares de mulheres? Além disso, devemos perceber que Troy Bolton é um, Zac Efron é outro. O personagem ilude pela perfeição utópica que possui justamente por ser só um personagem. Não é à toa que amores de filmes só duram umas duas horas, que é a própria duração do filme.




Aí, do outro da balança, está aquele carinha, que deu e continua dando àquela bobinha enfeitiçada pela TV todo o amor que tinha e tem. Que compra aquela bijuteriazinha vagabunda de uma lojinha qualquer com as economias que tem para presenteá-la. Que dá seu casaco, que não é de grife, para esquentar sua amada nas noites de frio, ficando ele próprio ao relento. Que é tão fofo e tão perfeitinho que ele sim deveria estar nos filmes e nas novelas. Mas sabe por que não está? Porque foi a você que foi dado esse presente, não a todas as meninas do mundo. E você aí, pensando se troca ou não ele por outro? Não seja burra, menina! Os ídolos da televisão tiram 10 em todos os quesitos de perfeição porque precisam ser perfeitos para 100% das meninas. É o trabalho deles, antes de tudo. E essa perfeição só dura enquanto elas estão vendo. O Cristiano Ronaldo faz as sobrancelhas e seu namorado não faz. E daí? Isso é mesmo importante? Você seria tão fútil a ponto de terminar seu namoro só por causa disso? Aquele carinha normal que namora você não é perfeito para todo mundo porque ele não precisa ser. Basta que seja perfeito para você, e isso, eu sei que ele é. Não queira um final feliz com aquele ator que tá na moda. Tenha felicidade sem fim com o homem da sua vida, que está aí, bem do seu lado.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário